sexta-feira, 29 de abril de 2011

TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE



O QUE É TRANSTORNO DE PERSONALIDADE?

O termo “personalidade” pode ser definido como a totalidade dos traços emocionais e comportamentais que caracterizam o individua na vida cotidiana, sob condições normais. Ela é relativamente estável e previsível.
Um transtorno da personalidade representa uma variação desses traços de caráter, que vai além daquilo que é considerado “normal”.

Somente quando estes traços da personalidade são inflexíveis e mal ajustados e causam ajustamento gravemente comprometido ou sofrimento, eles caracterizam transtorno de personalidade.
Eles apresentam comportamento estranho, excêntrico, mal ajustado e inflexível nos relacionamentos, e no modo como eles vêem o mundo, a maneira como expressa as emoções, o comportamento social, e a cerca de si mesmos.
Essas características, no entanto apesar de necessárias não são suficientes para identificação dos transtornos de personalidade, pois são muito vagas. A maneira mais clara como a classificação deste problema vem sendo tratada é através da subdivisão em tipos de personalidade patológica. Ao nosso ver, esta forma é bastante adequada, pois se verifica na prática manifestações diversas e até opostas para o mesmo problema.


GENERALIDADES:


Para se falar de personalidade é preciso entender o que vem a ser um traço de personalidade. O traço é um aspecto do comportamento duradouro da pessoa; é a sua tendência à sociabilidade ou ao isolamento; à desconfiança ou à confiança nos outros.
Um exemplo: lavar as mãos é um hábito, a higiene é um traço, pois implica em manter-se limpo regularmente escovando os dentes, tomando banho, trocando as roupas, etc.
Pode-se dizer que a higiene é um traço da personalidade de uma pessoa depois que os hábitos de limpeza se arraigaram. O comportamento final de uma pessoa é o resultado de todos os seus traços de personalidade. O que diferencia uma pessoa da outra é a amplitude e intensidade com que cada traço é vivido.
Por convenção, o diagnóstico só deve ser dado a adultos, ou no final da adolescência, pois a personalidade só está completa nessa época, na maioria das vezes. Os diagnósticos de distúrbios de conduta na adolescência e pré-adolescência são outros.

 
TIPOS DE TRANSTORNO DE PERSONALIDADE:


Transtorno de personalidade Borderline (CID F60.31)
Transtorno de personalidade Histriônica (CID F60.4)
Transtorno de personalidade Paranóica (CID F60.0)
Transtorno de personalidade Esquizotípica (CID F 21 )
Transtorno de personalidade Esquizóide (CID F60.1)
Transtorno de personalidade Dissocial (CID F60.2)
Transtorno de personalidade com instabilidade emocional (CID F60.3)
Transtorno de personalidade Anancrástica (CID F60.5)
Transtorno de personalidade Esquiva ou Ansiosa (CID F60.6)
Transtorno de personalidade Dependente (CID F60.7)
Outros transtornos especificos de personalidade (CID F60.8)
- excêntrica
- imatura
- narcísica
- passivo-agressiva
- psico-neurótica
- tipo haltlose
Transtorno não especificos de Personalidade (CID F60.9)
- Neurose de caráter SOE
- Personalidade patológica SOE

A descrição dos tipos de transtorno de personalidade será feito nos próximos posts.

FONTES:


Kaplan, HI. Sadock, BJ. Grebb, JA. Compêndio de Psiquiatria: Ciências do Comportamento e Psiquiatria Clínica. 7ª ed. Artmed. São Paulo, 2005.


Marot, R. Personalidade Patológica. Internet. In Psicosite. Disponível em: http://www.psicosite.com.br/tra/out/personalidade.htm
Acesso em abril de 2011.


MINISTÉRIO DA SAÚDE – Departamento de Informática do SUS – DATASUS. Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. Internet. Disponível em http://www.datasus.gov.br/cid10/v2008/webhelp/f60_f69.htm

Acesso em abril de 2011.

Nenhum comentário: